A Bahia registrou 1.928 mortes violentas entre janeiro e maio de 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), nesta segunda-feira (10).
No mesmo período do ano passado, o estado registrou 2.162 ocorrências do tipo. O número representa uma redução de 10,8%.
O órgão de segurança pública considera como mortes violentas: homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.
Após a divulgação do balanço, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que as forças policiais e de bombeiros atuam para baixar os índices de crimes no estado.
"A integração das Forças da Segurança, o investimento em efetivos e equipamentos, além da ampliação das ações de inteligência resultaram na redução das mortes. Fechamos 2023 com diminuição de 6% das mortes e, este ano, com muito trabalho e dedicação dos policiais e bombeiros, chegamos a 10,8% de queda dos índices", disse o gestor.
Conforme a SSP-BA, a Bahia tem uma média de 51 suspeitos de cometerem crimes por dia em 2024. Neste período, 7.749 pessoas foram autuadas. Um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 7.482 foram presas.
Segundo a pasta, 47 pessoas eram consideradas chefes de facções criminosas e 11 integravam o Baralho do Crime, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, como nome, apelido, área de atuação, além da foto.
A SSP-BA informou ainda que 354 foragidos da Justiça foram encontrados através do reconhecimento facial, uma média de duas prisões por dia. O órgão de segurança revelou também que 1.621 pessoas foram presas através da ferramenta, desde o lançamento, em 2018.
Por 311 votos favoráveis a 98 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que extingue saídas temporárias de presos dos estabelecimentos prisionais. Agora o projeto segue para o Senado, que vai analisar as alterações dos deputados.
A proposta, original do Senado, apenas limitava o benefício, mas o relator na Câmara propôs a extinção da medida. A lei atual permite a saída temporária dos condenados no regime semiaberto para visita à família durante feriados, frequência a cursos e participação em atividades. Todas essas regras são revogadas pelo texto aprovado pelos deputados.
Além disso, o texto também obriga a realização de exame criminológico como requisito para a progressão de regime e para a autorização de regime semiaberto. O exame deverá comprovar que o detento irá se ajustar ao novo regime com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade.
A proposta também amplia regras para o uso de monitoramento eletrônico dos condenados autorizados a sair do regime fechado.
Um jovem, de 22 anos, foi encontrado morto na noite desta segunda-feira (1/8) em um trecho da BR-101 perto de Itabuna, no Sul. Segundo o blog Políticos do Sul da Bahia, a vítima foi identificada como Hercules Souza, que era funcionário da Santa Casa de Itabuna.
Conforme informações, o jovem voltava de motocicleta de Itajuípe, quando foi baleado no braço, o que fez ele perder o controle da motocicleta e ir a óbito. Até a manhã desta terça-feira (2) não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.
Morador de Itajuípe, Hércules era estudante de Farmácia e trabalhava na farmácia do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. Mantenedora do hospital, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna emitiu nota de pesar pelo falecimento do jovem trabalhador.
Conforme a nota, Hércules era profissional exemplar e tinha futuro promissor na Santa Casa, onde ingressou em 2020 como estagiário. Dedicado, no início de 2022, foi promovido ao cargo de atendente. A direção da Santa Casa manifestou solidariedade aos familiares e amigos do jovem.
Um homem de 40 anos foi preso nesta sexta-feira (8) no município de Guanambi, acusado de abusar sexualmente de uma criança de 5 anos. Segundo o site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o crime aconteceu na noite de quinta-feira (7) quando a criança saiu com os dois irmãos para o projeto de capoeira do bairro Gurungas e retornou sozinha para casa. O abusador é vizinho da vítima.
A mãe da criança relatou que uma vizinha a chamou com urgência para conversar, pois teria flagrado o crime quando esteve na casa do acusado. Segundo a mãe da criança, ela viu a criança sentada no colo do homem, que estava com a calça aberta. De acordo com a testemunha, quando a viu, a criança saiu correndo assustada. Em seguida, a mãe levou a criança para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde a pediatra de plantão afirmou que a criança havia confirmado que o autor teria abusado dela por quatro vezes. A médica fez um relatório com encaminhamento para o legista para que a criança seja submetida a um exame pericial e acompanhamento ambulatorial.
Após os exames a guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou buscas no local da ocorrência, porém não conseguiu localizar o suspeito. Com o prosseguimento das diligências na manhã desta sexta-feira (08), a guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) tomou conhecimento do possível esconderijo do homem, no Bairro José Humberto Nunes, onde ele foi preso. O acusado assumiu o abuso e foi conduzido e apresentado na sede da 22ª Coorpin, onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de estupro. (BN)
Policiais militares da 70ª Companhia Independente em Ilhéus realizam prisão e apreensões durante ações em diversos bairros diversos da cidade.
Uma das diligências acontecera, no bairro Teotônio Vilela, após denúncias anônimas. Em um imóvel, foram localizados e apreendidos uma submetralhadora de calibre 9mm, 30 cartuchos e 15 porções de entorpecente não especificado. O material apreendido foi apresentado na delegacia local.
Já no Condomínio Morada do Porto foram apreendidos uma pistola de calibre 9mm e um veículo não especificado, em condições irregulares. Nesse caso, um homem cuja identidade não foi divulgada, acabou conduzido à delegacia. Ele conduzia o automóvel e portava a pistola apreendida pelos policiais.
Na manhã desta quarta-feira (25), imagens feitas por um internauta e divulgadas em redes sociais mostram mais um caso de carro incendiado em via pública de Itabuna.
Desta vez o caso ocorreu na Av. Presidente Kennedy, no bairro Jardim Primavera, nas imediações do Conjunto Habitacional da Ceplac e do Colégio da Polícia Militar.
As características circunstanciais do ocorrido apontam para falha mecânica do veículo, culminando nas chamas, que assustaram transeuntes na localidade. Não há registro de pessoas feridas.
Um adolescente de 14 anos é suspeito de planejar um atentado em uma escola no município de Irituia, no Pará. A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do jovem nesta quarta-feira (13). Na residência foram apreendidas uma arma falsa modelo Glock, um aparelho celular, além de roupas pretas, que foram utilizadas pelo adolescente para trocar fotos com outros perfis em conversas sobre ataques em unidades de ensino.
De acordo com as investigações, o adolescente planejava o ataque para relembrar o episódio ocorrido em um colégio em Suzano, no Estado de São Paulo, em 2019. A delegada Vanessa Lee, responsável pelo caso, relatou ainda que o jovem planejava o atentado através de grupos em redes sociais.
“Todas as conversas entre ele e outros perfis na internet discutiam a intenção de potencialmente cometer atos graves de violência contra crianças, adolescentes, mulheres e animais”, informou a delegada.
O adolescente e a família foram ouvidos e encaminhados para receber suporte psicológico de uma equipe multidisciplinar dos órgãos de proteção do Estado. A diretora da escola que era alvo do ataque também será ouvida. As investigações seguem para identificar outras pessoas possivelmente envolvidas no caso. (Bahia Noticias)
O radialista Jota Silva foi encontrado morto dentro da residência onde morava, no bairro Manoel Leão, em Itabuna nesta última terça-feira, (5). De acordo com informações, a Polícia Militar foi acionada, já que havia sinais de violência no corpo da vítima. Paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) constataram o óbito e uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna foi acionada para realizar perícia e remoção do corpo. De acordo com a informação, poucas horas antes de sua morte, Jota foi visto em companhia de um jovem, com quem supostamente mantinha relação afetiva.
Ainda segundo a publicação, uma vizinha relatou à polícia que viu este jovem tentando sair com o carro de Jota Silva, mas não conseguiu. Deste modo, ele deixou a casa à pé, pela área lateral da residência, mas foi visto. De imediato ela acionou a Polícia Militar que constatou o crime. A Polícia Civil já iniciou as investigações.
O secretário estadual de Comunicação Social, André Curvello, enviou nota de pesar para a direção da Jornal AM de Itabuna nesta quarta-feira (6) lamentando a morte do radialista Jota Silva. Curvello também se solidarizou com familiares, parentes, amigos e colegas do comunicador, ressaltando que o governador Rui Costa determinou rigorosa apuração da morte e das circunstâncias da motivação do crime. A suspeita inicial é de que o crime tenha sido praticado por alguém próximo ao radialista e que tinha acesso à casa dele.
A prefeitura da cidade divulgou uma nota de pesar pela morte do radialista. Batizado como José Antônio Oliveira da Silva, ele apresentava o programa “Show do Jota Silva” há mais de uma década, na Rádio Jornal de Itabuna. Ele era um dos radialistas mais ouvidos na região sul do estado, que está comovida com a perda do profissional de comunicação.