Após atraso, Bolsonaro deve adiar cerimônia para marcar início da vacinação no Brasil
Por conta do atraso da operação de aquisição do primeiro lote das vacinas contra a Covid-19 de Oxford/AstraZeneca de um laboratório indiano, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve desistir de realizar uma cerimônia na próxima terça-feira (19) de formalização do início da campanha da vacinação no Brasil. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a informação foi confirmada por assessores presidenciais. Os funcionários admitem que não haverá tempo hábil a aeronave responsável por buscar as duas milhões de doses na Índia faça a viagem de ida e volta a tempo.
Segundo a publicação, o intuito é fazer o evento somente quando as doses já estiverem no país. Embora não haja uma data fechada, a expectativa é que isto aconteça até a próxima semana. Interlocutores apontam que a ideia do governo era afastar de Bolsonaro a imagem de um gestor desorganizado e que não prioriza a vacinação contra a Covid.
Inicialmente, cogitou-se que uma pessoa idosa e um profissional de saúde seriam vacinados no evento, num gesto simbólico. A ideia foi abandonada depois. Apesar de não haver informação oficial, pessoas próximas a Bolsonaro admitem que é difícil que as doses do imunizante cheguem ao país até o domingo (17). (BN)