INSS começa hoje o pagamento de descontos ilegais a aposentados e pensionista
Começa, nesta quinta-feira (24), o primeiro lote de ressarcimento de descontos indevidos relacionados a mensalidades associativas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesta primeira etapa, 400 mil pessoas devem ser beneficiadas. Com informações do g1.
A partir desta quinta-feira, os pagamentos devem ocorrer em dias úteis, com lotes diários de 100 mil beneficiários. A ordem seguirá a sequência de adesão ao acordo. Até a amanhã de quarta-feira (23), cerca de 948 mil segurados do INSS já haviam aderido ao acordo.
Ao aderir ao acordo, o segurado concorda em receber o ressarcimento por meio administrativo e renuncia ao direito de processar o INSS futuramente pela fraude. Ainda assim, é possível acionar judicialmente as associações responsáveis pelos descontos.
Basta aderir à proposta pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios de forma simples e segura. Podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades. A adesão é gratuita e dispensa o envio de documentos adicionais. Depois da adesão, o valor será depositado automaticamente na conta onde o beneficiário já recebe o benefício previdenciário.