Crise migratória: Governo Português exige saída de milhares de brasileiros
O governo de Portugal iniciou a notificação de 5.386 brasileiros que deverão deixar o país após terem seus pedidos de autorização de residência rejeitados. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2) pela imprensa local, com destaque para o jornal Público.
Os cidadãos brasileiros fazem parte de um contingente superior a 34 mil imigrantes que tiveram os pedidos negados pelas autoridades portuguesas. Segundo o Público, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) tem emitido cerca de 2 mil notificações diárias. Após receberem o comunicado, os estrangeiros têm um prazo de 20 dias para sair voluntariamente do território português. Caso o prazo não seja cumprido, poderão ser submetidos a processos de expulsão.
Atualmente, os brasileiros representam o segundo maior grupo de imigrantes em Portugal, ficando atrás apenas dos indianos. O país tem atraído um número crescente de estrangeiros nos últimos anos, especialmente pela facilidade do idioma e pelos laços históricos com o Brasil.