Camarões envia missão à região para conhecer novas tecnologias para a produção de cacau
Uma missão internacional vinda de República de Camarões está em Ilhéus nestes dias 17 e 18/4 a fim de fazer visita técnica à Ceplac para conhecer as novas técnicas de produção de cacau e processamento de chocolate fino.
A missão é chefiada pelos dirigentes Thomas Tcheuffa, Presidente da Câmara de Comércio Brasil e Camarões, Martial Tchenzette, Ministro da Embaixada no Brasil e por Alain Waha, coordenador do projeto e serão recepcionados pelo Superintendente da Ceplac Alberti Magalhães.
Compõem a missão, além de autoridades camaronesas, cientistas, dirigentes de cinco cooperativas e quatro vice-prefeitos representantes de prefeituras que irão participar de visitas e palestras técnicas na sede regional da Ceplac.
O programa técnico-científico é composto de palestra sobre o programa de pesquisas da Ceplac, apresentado pela pesquisadora Karina Gramacho, Coordenação Regional de Pesquisa do cacau para a Bahia; Melhoramento genético do cacaueiro com o pesquisador Uilson Vanderlei Lopes; Manejo Integrado, Eng. Agrônomo Milton Conceição e Fitossanidade do cacaueiro, com a pesquisadora Karina Peres Gramacho.
O engenheiro-Agrônomo Jean Claude Akouafane, Diretor Geral da Sodecao, fará apresentação sobre o cultivo do cacau na República de Camarões e a seguir serão feitas visitas ao Laboratório de Fitopatologia Molecular do Cepec/Ceplac, três fábricas de chocolate e à fazenda de cacau Deus me deu, do proprietário Elmir Oliveira, no Distrito de Maria Jape, em Ilhéus, onde verão áreas de alta produtividade de cacau.