Nove cidades decretam situação de emergência devido às chuvas na Bahia
As fortes chuvas que atingem o Extremo e o Sul da Bahia desde segunda feira (28) está deixando um rastro de destruição em muitas cidades.
No distrito de Buranhém, em Guaratinga, pelo menos sete famílias foram desalojadas depois que o volume do Rio Buranhém aumentou devido ao rompimento de uma represa a dois quilômetros de distância da localidade.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Val Menezes, as pessoas desalojadas foram acolhidas em casas de amigos e familiares.
Devido ao rompimento da represa, que fica numa fazenda, uma ponte ficou submersa, impedindo o acesso terrestre à localidade.
Técnicos das secretarias de Desenvolvimento Social e da Defesa Civil aguardam a chegada de bombeiros com botes e embarcações para poderem ter acesso ao local.
Segundo os institutos de meteorologia, nesta sexta-feira (02) as instabilidades avançam um pouco mais e as condições para chuva forte e volumosa se estendem pela maioria do território baiano.
Desde o início de novembro, nove municípios baianos decretaram situação de emergência devido a quantidade de chuvas nas regiões.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), são, ao todo, 3.596 desalojados, 332 desabrigados - que precisam de abrigo fornecido pelo governo -, e 51.524 que de alguma forma foram afetados pelo desastre.
Em Itabuna o nível da água no rio cachoeira está aumentando consideravelmente. De acordo com a Defesa Civil da cidade, é esperado que o rio suba mais de 1 metro nesta quinta feira (01).
Veja lista dos municípios mais prejudicados:
- Baixa Grande
- Itabuna
- Santa Cruz Cabrália
- Cícero Dantas
- Ibicuí
- Itambé
- Prado
- Vereda
- Nova Viçosa
Além desses, a Sudec prevê que Ibicaraí e Itanhém também decretem. (Com info do Radar News e G1)