Itabuna bate Jequié por 1 a 0 e sobe para a Série A do Baianão
O Itabuna resistiu bem à pressão da torcida e as muitas investidas do ataque do Jequié.
Com um golaço de fora da área do lateral direito João Neto, aos 48 minutos do primeiro tempo a equipe do Itabuna venceu por 1 x 0 o time do Jequié, dentro da casa do adversário e já é um dos dois classificados, junto com o Jacobinense, que ascenderam à Série A do Baianão 2023.
O Itabuna soube resistir à pressão do Jequié, empurrado pela torcida, que marcou presença com mais de 3 mil torcedores lotando o estádio Waldomiro Borges.
O Azulino jogou de forma consciente e com bastante atenção nas ações defensivas. Toda equipe jogou bem, com destaque para o lateral direito João Neto, autor do gol da classificação e o atacante Shalom, que incomodou bastante o adversário e foi caçado nos 90 minutos da partida, sempre marcado de perto, de forma dura, por no mínimo dois adversários.
No segundo tempo o Itabuna teve um jogador expulso, ficando com dez homens em campo e no final os jogadores do Jequié, exigidos pela sua torcida, mostraram muito nervosismo em busca do gol que não saía e teve expulso seu zagueiro central.
O Itabuna jogou bem retrancado no segundo tempo, explorando contra-ataques sempre perigosos tentando matar o jogo. As investidas pelas laterais do Jequié foram muito bem marcadas pelo time de Sérgio Araújo, que montou estratégia de jogo superior.
No final da partida alguns jogadores, comissão técnica e torcedores invadiram os vestiários do Itabuna distribuindo pancadaria até que a polícia, mesmo atrasada, chegou ao estádio e conteve a violência.
Os jogadores, comissão técnica e os cerca de 200 torcedores do Itabuna comemoraram bastante o acesso e deverão ter uma recepção calorosa por parte dos desportistas itabunenses.
O Itabuna agora vai disputar o título da Série B com o Jacobinense, com as duas equipes já classificadas para a Série A.
Na Serie A o Itabuna espera jogar no Itabunão.
O presidente do Itabuna, Digão Xavier, revelou emocionado que “é uma vitória do Itabuna Esporte Clube que vem coroar os esforços e a capacidade de superação dos muitos desafios enfrentados”. O diretor Ricardo Xavier afirmou que esta grande vitória é um presente do esporte itabunense a toda cidade quando completa o aniversário de 112 anos. Agora – se posiciona Ricardo – é desenvolver um projeto consistente para disputar a Serie A no próximo ano e, com fé em Deus e o empenho do Prefeito Augusto Castro, disputarmos nossos jogos aqui no Itabunão renovado”.