MORRE FERNANDO GOMES, LIDERANÇA MAIS INFLUENTE DA POLÍTICA DE ITABUNA

Faleceu esta tarde (24) o ex-prefeito Fernando Gomes aos 83 anos,  em Salvador, após 16 dias internado para superar problemas de saúde que acabaram o vitimando.

Fernando Gomes começou sua vida pública como secretário de Administração do prefeito José Oduque Teixeira no final dos anos 70.

Com o seu jeitão simples e muito carismático, FG alcançou boa popularidade junto à população e lançou candidatura a prefeito e ganhou a eleição, batendo no início aos seus adversários tidos como de elite José Soares Pinheiro e José Albuquerque Amorim, cujos grupos políticos o desqualificavam como analfabeto e ignorante, apelidando-o de Fernando “Cuma”. O próprio Fernando ria e aproveitava o linguajar simples para se aproximar ainda mais das classes D e E, que detinham 70 por cento dos títulos eleitorais na cidade.

Um homem simples, sem maior escolaridade, FG tinha muita intuição política, muita argúcia e muito arrojo em suas decisões. Sobre ele, o cronista político Eduardo Anunciação brincava que Fernando “fazia tudo errado e na soma final dava certo...”

A partir do seu primeiro mandato, Fernando Gomes – com o seu trabalho sempre focado nas classes mais pobres – foi consolidando uma liderança política que lhe permitiu se eleger cinco vezes prefeito de Itabuna e três vezes deputado federal.

Em sua trajetória política de 40 anos, bateu adversários políticos duros, com destaque para José Soares Pinheiro, José Albuquerque Amorim e Geraldo Simões, do PT. Foi adversário político do duríssimo governador Antônio Carlos Magalhães sem “baixar a crista” e ao qual se aliou mais tarde, “não por amor, mas pelo bem de Itabuna” – justificou na época.

Mas FG não foi só liderança política em Itabuna. Inconformado com o descaso das autoridades estaduais e federal, com o sul da Bahia liderou uma campanha pela divisão do Estado, com o projeto de criação do Estado de Santa Cruz que obteve muito apoio e incomodou muita gente grande.

Em Brasília, como deputado federal, dialogou muito, reivindicou muito, trouxe benefícios para Itabuna e se gabava de ter chegada forte junto as lideranças nacionais do MDB, tais como Tancredo Neves e Ulysses Guimarães e foi corajosamente voz política discordante do regime militar iniciado em 1968.

Fernando é considerado por muitos analistas que em termos de realizações foi o prefeito que mais fez obras de porte na cidade, a saber, Vila Olímpica, Viaduto Paulo Souto, Ponte Calixto Midlej, Hospital de Base, Maternidade da Mãe Pobre, Colégio Imeam, Teatro Candinha Dórea, entre outras.

 A longevidade de Fernando Gomes na política de Itabuna era explicada pela sua capacidade política, seu enorme carisma, sintonia com os mais pobres e por ele ter um grupo político sempre fiel e ao qual ele dava atenção e proteção, além de sua capacidade de fazer e manter amigos, que ele sempre citava, tais como os empresários Jaime do Amor, Humberto Mafuz, Edimar Margotto, José Orleans, Ervino Binow, Helenílson Chaves, Nilsinho Franco, Paulinho Queirós, Flávio Simões, Maria Alice Portuguesa, Theovaldo Araújo, Cleonice Almeida, os jornalistas Paulo LIma e Maria Antonieta, Carlinhos Bavil, entre muitos outros e amigos na política regional como Armando Uzeda, Pedrão e Gilka Badaró.

A morte de Fernando Gomes recebe o reconhecimento e a reverência de parceiros e de adversários políticos, tais como Geraldo Simões, Augusto Castro, Jabes Ribeiro, ACM Neto, governador Rui Costa, que `lamentaram e emitiram notas de solidariedade à Família e aos seus amigos.

Um contemporâneo político de Fernando Gomes foi o ex-prefeito Ubaldo Dantas que envia a seguinte mensagem:

"A vida é a arte do encontro e às vezes do desencontro. Minha trajetória na política me colocou como antagonista de Fernando por várias ocasiões. Mas tudo na vida passa, as disputas políticas, inclusive. O que fica é o legado do homem público e a saudade dos que o querem bem, principalmente da Familia e particularmente no caso de Fernando, de suas filhas ainda pequenas.
Que Deus conforte a família e os amigos do ex prefeito Fernando Gomes e que o acolha em um bom lugar." 
             Ubaldo Dantas

O corpo de Fernando Gomes está sendo trasladado para Itabuna. Chegaou ao aeroporto de Ilhéus nesta segunda às 10 horas, foi acompanhado de cortejo pelos bairros de Itabuna (roteiro abaixo) e está sendo velado no Teatro Candinha Dórea em cerimônia aberta ao público. O sepultamento será nesta terça-feira em horário a ser definido.

ROTEIRO - ILHÉUS
1. Aeroporto
2. BR 415
3. Posto Cachoeira
4. Saturnino José Soares
5. Praça da Califórnia
6. Santa Inês
7. Avenida Bionor Rebouças
8. Avenida Ilhéus
9. Avenida Amélia Amado
10. Avenida Itajuípe
11. Avenida José Monstans
12. Centro Comercial
13. Rodoviária
14. Avenida J.S Pinheiro
15. Lamento
16. Nova Itabuna
17. URBIS IV
18. Ferradas
19. Mangabinha - Berilo
20. Ponte do São Caetano
21. Princesa Isabel
22. Rua da Floresta
23. Avenida Roberto Santos
24. Câmara de Vereadores
25. Avenida Aziz Maron
26. Ponte do São Caetano
27. Avenida Cinquentenário
28. Amélia Amado
29. Teatro Candinha Doria

 

Adicionar comentário

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...