Com duas vagas de acesso e 12 clubes, Série B do Baianão começa neste domingo
Itabuna (azul) e Grapiúna (amarelo), representam o Sul da Bahia
Com duas vagas de acesso para a Série A e 12 clubes participantes, a Série B do Baianão 2022 promete ser uma das mais disputadas da história. Essa é a opinião das próprias equipes, que entram em campo a partir deste domingo (22).
Botafogo-BA, Canaã, Feirense, Flamengo de Guanambi, Fluminense de Feira, Galícia, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jacobinense, Jequié e Juazeiro se enfrentarão em 11 rodadas, no modelo de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados avançam à semifinal e jogam entre si. Os vencedores desses confrontos fazem a final e, consequentemente, sobem para a Primeira Divisão. O Sul da Bahia está representado na competição por duas equipes: Itabuna e Grapiúna. O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ricardo Lima revelou, na quarta-feira (05), que a Série B do Campeonato Baiano de 2022 pode ter árbitro de vídeo (VAR). De acordo com o gestor, a implementação da ferramenta ainda depende de alguns acordos.
DRAGÃO DO SUL
Fundado em 1967, o Itabuna volta para a temporada de 2022 buscando o bicampeonato da Série B do Baianão. Campeão em 2001, o Dragão Azul também estava com as atividades paralisadas há algum tempo: desde 2015, na própria Segunda Divisão.
BEM-TE-VI DO SUL
Mesmo tendo uma campanha empolgante na primeira fase do ano passado, o Grapiúna falhou na hora do mata-mata. O Aurinegro Baiano foi eliminado nos pênaltis para o Botafogo-BA, e deseja fazer diferente em 2022. Sob o comando do técnico Beto Oliveira, o clube ainda sonha com o primeiro título da Segunda Divisão. A melhor campanha do Grapiúna foi em 1996 e em 2001, quando faturou o vice-campeonato.