Alemanha pode ter decisão sobre volta da Bundesliga na próxima semana, diz governo
Um dos primeiros países a ver clubes voltando à rotina de treinamentos, a Alemanha também pode puxar a fila na decisão de retomar os campeonatos de futebol. A chefe de gabinete da chanceler Angela Merkel, Helge Braun, afirmou nesta quinta-feira que o martelo pode ser batido na próxima semana sobre os planos de retorno da Bundesliga.
A representante do governo indicou que o assunto ainda é delicado, mas que vem sendo discutido, uma vez que o futebol profissional precisa ser tratado de maneira diferente do amador por se tratar do meio dos atletas de ganharem a vida.
- Espero decisões na próxima semana. Precisamos tomar decisões inteligentes - disse Braun.
A Alemanha vem vivendo a expectativa pelo afrouxamento das medidas de isolamento social, que devem permanecer ao menos até a próxima semana. O governo veria com bons olhos o retorno da Bundesliga ainda em maio, com possível conclusão em junho, com portões fechados.
A federação de futebol do país e a Liga de Futebol Alemã se anteciparam e elaboraram um manual com protocolos de higiene, distanciamento social e outras medidas que protegeriam atletas e funcionários na retomada das partidas. A testagem constante seria a principal delas - e já teria começado, segundo a agência "DPA".
Nas últimas semanas, clubes como Bayern de Munique e Schalke 04 retomaram os treinamentos utilizando métodos diferentes para tentar manter o distanciamento entre atletas e profissionais de comissão técnica, além de evitar o contato de todos os jogadores simultaneamente. (Globoesporte.com)