ITABUNA: Prefeitura autoriza retorno das atividades em brinquedotecas, mas funcionamento das creches municipais continuam suspensas

A redação do blog Radar Bahia News recebeu com surpresa na noite desta quinta-feira (20), a informação de que o Prefeito de Itabuna, Augusto Castro, publicou na edição da última quarta-feira (19), um decreto no qual autoriza o retorno das atividades presenciais em brinquedotecas da cidade, desde que estejam seguindo os protocolos contra a disseminação do novo-coronavírus.

A denúncia de um pai que preferiu não se identificar questiona a decisão da Secretaria de Saúde e do Prefeito Augusto Castro, permitindo esse tipo de atividade, enquanto promove uma consulta pública (https://ntmitabuna.wixsite.com/ntmitabuna) perguntando a comunidade escolar se apoia o retorno das aulas presenciais no município.

O decreto informa que as atividades presenciais em toda a rede municipal estão suspensas, o que inclui as creches da cidade, mas em seguida autoriza o funcionamento das brinquedotecas infantis com limitação na ocupação de presentes e uso de máscara e álcool gel.

O que não fica compreendido à luz do decreto é o real motivo para funcionamento de brinquedotecas (creches particulares), e a suspensão das atividades na rede municipal, visto que ambos os locais poderiam seguir os protocolos. E os pais que precisam das creches municipais, qual o motivo da não autorização destes ambientes?

Na denúncia endereçada a este blog, o pai de 3 garotos, que deixa as crianças com os avós enquanto trabalha em um supermercado com a esposa, manifestou profunda preocupação quanto ao futuro educacional dos filhos, após a decisão que contempla as famílias mais abastadas, e ao mesmo tempo despreza a realidade da maioria da população que não pode arcar com os custos de uma brinquedoteca e que está sem um auxílio através das creches municipais, desde a chegada da pandemia.

Vale salientar que até o momento Itabuna registrou 530 óbitos em decorrência da covid-19 e 41 pessoas internadas em leitos de UTI, conforme informações do boletim da vigilância epidemiológica publicado na noite desta quinta-feira.

Adicionar comentário

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...