Superintendência Regional assinala passagem dos 64 Anos da CEPLAC com palestras e fé no futuro
Waldo Britto: Ceplac ganha objetividade.
No evento em comemoração aos 64 anos de criação da CEPLAC o Superintendente Regional Waldo Britto reuniu servidores e chefias de unidades no auditório das relações públicas do órgão e proferiu palestra sobre os principais resultados alcançados pela Instituição em período recente, destacando o esforço realizado para a aproximação com os municípios da região cacaueira do sul da Bahia e suas associações representativas.
Para os municípios e consorcios municipais, o Superintendente Waldo Britto realiza apresentações para o estabelecimeto de Acordos de Cooperação Técnica com responsabilidades mútuas entre Município e CEPLAC para Difusão e Transferencia de Tecnologias e elevação da produtividade do cacau.
Outro tema exposto pelo Superintendente foi a a apresentação de espelho de emenda parlamentar de ATER Cacau, para os prefeitos proporem às suas representações, a fim dos municipios obterem recursos da ATER Cacau para assistência técnica.
Waldo quer municípios acessando recursos da ATER.
PESQUISA CIENTÍFICA
Após a apresentação do Superintendente, o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau, José Marques Pereira, fez palestra sobre as realizações no campo da pesquisa cientifica em cacau, com destaque para a estruturação da Unidade Mista de Pesquisa-UMIPI a ser operacionalizada pela CEPLAC e a EMBRAPA.
Marques Pereira: esforço conjunto Ceplac/Embrapa.
Segundo Marques, o obejtivo da Umipi “é criar um ambiente colaborativo de pesquisa por meio do compartilhamento de instalações entre pesquisadores e técnicos da própria Embrapa e da Ceplac e outras instituições, nacionais e estrangeiras, permitindo elevar a base de conhecimento sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura e pessoal, ampliando a capacidade de desenvolver novas tecnologias e soluções.”
José Marques informou aos colegas ceplaqueanos que foram definidas quatro linhas temáticas para desenvolvimento dos projetos de pesquisa: Caracterização, avaliação e conservação de recursos genéticos de cacau; Melhoramento genético do cacaueiro visando resistência à Vassoura-de-Bruxa e outros atributos agronômicos e industriais; Soluções tecnológicas para o controle da Monilíase e Vassoura-de-Bruxa do cacaueiro e Processos relacionados ao manejo do cacau no âmbito de sistemas agroflorestais e integrados.
O diretor do Centro de Pesquisas do Cacau também informou sobre os esforços para a concepção do Portfólio cacau, que “visa ampliar a competitividade de negócios baseados no cacau, e subsidiar políticas públicas dirigidas a esta cadeia produtiva”.
No encerramento, o Superintendente Waldo Britto asseverou que “a CEPLAC vem se reestruturando, vem ganhando em objetividade e dirigindo cada vez mais recursos e esforços para dar base científica e tecnológica ao aumento da prdução e produtividade do cacau. O cacau terá um futuro melhor - concluiu.”