CEPLAC vai a Valença por Acordo de Cooperação
O Superintendente Regional da Ceplac Waldo Britto fez esta semana uma série de reuniões no Baixo Sul da Bahia para tratar de Acordo de Cooperação Técnica com Municípios e participar da reunião do Consórcio CIAPRA Baixo Sul.
Reunião na Prefeitura de Valença
Na segunda feira o Superintendente Regional da Ceplac, Waldo Britto, e o Supervisor da Seção de Difusão e Transferência de Tecnologia da Região Norte, Antonio Jorge, se reuniram com o Prefeito de Valença, Jairo Batista, o Vice-Prefeito Joailton Manoel de Jesus, o secretario de Agricultura Wallace Aguiar, a secretaria de Educação e o Secretario de Planejamento para tratar da elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica.
A reunião foi aberta com o Vice prefeito Joailton fazendo a apresentação de todos e ressaltando a importância da Ceplac para a agricultura de Valença.
O Superintendente Waldo Britto apresentou diagnóstico do setor agrícola de Valença, discorrendo sobre ocupação do solo, extratificação dos imóveis por área, perfil dos produtores, dados de área, produção e produtividade de cacau, cacau clonado e sistema agroflorestal de cacau e seringueira. A seguir, Britto apresentou ações da Ceplac na área da Pesquisa e de Difusão de Tecnologia e apresentou sugestão de programas a serem realizados para o aumento da produtividade do cacau.
Agricultura e Secretaria de Educação
Prefeito de Valença, Vice prefeito, Superintende Regional da Ceplac,
Secretário de Agricultura e Secretária de Educação.
O Prefeito Jairo Batista citou a importância da cacauicultura para o município de Valença e termos de geração de renda.
Também foram abordadas sugestões de ações na área de Educação com vistas a promover e motivar a sucessão rural. A Secretaria de Educação considerou muito importante o conhecimento de dados do setor rural e das ações sugeridas para os filhos dos agricultores familiares.
Ao finalizar a reunião, o Superintendente Waldo Britto falou sobre o Acordo de Cooperação Técnica e as Emendas Parlamentas de ATER CACAU elaboradas pela Ceplac, com objetivo de oferecer Assistência Técnica gratuita - com distribuição de fertilizantes para propiciar o aumento da produtividade do cacau e as vantagens da sua realização - para serem pleiteadas pelos representantes dos municípios da Região Cacaueira.